top of page

ENTREVISTAS DE REPENTE

Editora: Baobá
Categoria: Infantojuvenil

ISBN: 978-65-88968-51-2
1ª edição: 2026
Encadernação: Brochura
Formato:  13,5 x 20,5  | 52 páginas

Ilustrações: Lucélia Borges

A literatura de cordel nordestina nasceu na voz dos contadores de histórias e, quando a ocasião se mostrou propícia, migrou para o papel, não perdendo de todo a característica primeira: de ser uma poesia criada para ser declamada ou cantada, vivendo na memória do povo, na escritura e na voz. Ao longo de mais de um século de produção contínua, o cordel nos legou grandes clássicos, histórias que alcançaram um amplo público de leitores e ouvintes, dos arrabaldes das grandes cidades até o mais escondido grotão do Brasil.
Sua temática é tão vasta que, nem a título de resumo, não se consegue destrinchá-la, mas
podemos mencionar dois grandes eixos: o primeiro de temas perenes, englobando contos populares e histórias recriadas a partir de modelos narrativos que enaltecem valores como coragem, honra e bravura.
O segundo reúne folhetos históricos, recontando a saga de cangaceiros e santos populares, e jornalísticos ou circunstanciais, mais voltados à informação filtrada pelas fantásticas lentes dos cordelistas. É, portanto, uma ótima surpresa constatar que um dos grandes nomes da literatura para a infância e a juventude, Alexandre de Castro Gomes, mais conhecido por romances e novelas que revisitam, com humor e perspicácia, a mitologia e o folclore, também se deixou encantar pelas rimas e tramas do cordel nordestino.
Sua incursão pela poesia dita popular é, ao mesmo tempo, reverente e graciosa, ao reunir personagens secundários (antagonistas em sua maioria) de clássicos da literatura em um hilário programa de entrevistas. Pelos estúdios da Rede Azul, desfilam o Gênio da Lâmpada, a Rainha de Copas, o Homem Invisível e a Bruxa Malvada do Leste, expondo suas versões das histórias.
Perguntas e respostas são articuladas ao modo dos folhetos de discussão ou dos desafios ao som da viola, num clima paródico, porém respeitoso, explorando, em setilhas, muito bem construídas, as características mais marcantes de cada entrevistado. 
 

​Marco Haurélio
Escritor, editor, professor e pesquisador da literatura de Cordel e do folclore brasileiro

© Alexandre de Castro Gomes 2017

bottom of page