Ago/2019 - 

Recebi esse vídeo da coordenadora da Escola Municipal Loide Lara, de Itapetininga - SP. Ela disse que o livro "Quem matou o Saci?" fez tanto sucesso que virou um documentário, mobilizando toda a escola e a comunidade.
Ouvir que crianças passaram a ler por causa desse livro, que uma menina ficou emocionada ao ver a mãe lendo e que outro estava feliz em ler para o pai não tem preço. É maravilhoso ver como um livro pode mexer com uma comunidade. As histórias proporcionam trocas de afetos e aproximam famílias. É o máximo isso!

Ago/2019 - 

Ronize Aline recomenda Motim das Letras
Não sabe o que fazer com as crianças durante as férias? Dá uma olhada nessa lista de sugestões que a Ronize Aline preparou para uma Maratona de Leitura de Férias de Julho. Livros infantis que vão agradar a família inteira.

Ago/2019 - Gizele Santos lê "O livro que lê gente".

Jul/2019 - Despedida como presidente da AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.
Regravação do discurso lido pelo Presidente Alexandre de Castro Gomes no início da AGO de 27/06/19. Aqui estão algumas realizações das últimas duas gestões. Não é tudo, tivemos outras reuniões, realizamos outras atividades, criamos um álbum com os boletins, digitalizamos muita coisa... Mas o essencial está aí.

Mai/2019 - Excelente adaptação de Quem matou o Saci?, criada por alunos da Wish School, de São Paulo.

04/10/2018 - Começaram os encontros literários do Projeto Jovens Leitores! Na estreia, o autor de livros infantojuvenis Alexandre de Castro Gomes conversou com o público sobre suas obras e a produção criativa. Os bate-papos com escritores vão acontecer mensalmente, incentivando nossos moradores a gostar ainda mais de viajar pelo mundo da leitura. A WebTV esteve lá. Veja só!

Out/2017 -Documentário editado da 8a. Jornadinha de Passo Fundo - RS.

Ago/2018 - Vídeo de apresentação do V Festival Itinerante de Leitura, o Uniduniler 2018, de Brasília. Meu depoimento está em 3:33.

Jul/2018 - Book trailer de "O livro que lê gente" e apresentação da obra para o PNLD Literário.

28/06/2018 - Trecho com a fala do autor Alexandre de Castro Gomes, presidente da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), na abertura do Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.

Jul/2018 - Apresentação do livro "Quem matou o Saci?" para o PNLD Literário.

02/04/2018, Programa Sem Censura do Dia Internacional do Livro Infantil. 
Entrevista realizada pela jornalista Vera Barroso, na TV Brasil.
No vídeo estão somente os trechos da entrevista com o autor Alexandre de Castro Gomes.

05/12/17 - Usei o Face Morph e depois o AZ Screen Recorder para gravar o filme direto na tela. Precisei gravar vários filmes porque o Face Morph tem o limite de 7 fotos.
Com os filmes gravados, usei o editor Power Director para juntar todos os pedaços e adicionar uma música do Free Music Arquive. Escolhi "Loco Banana", do The Vivisectors.
Pra finalizar, usei o app Crop e Trim Video para aparar a propaganda que ficava na ponta do vídeo.

01/11/17 - Trechos da entrevista do autor Alexandre de Castro Gomes sobre o livro "Quem matou o Saci?" (da Editora Escarlate, com ilustrações de Cris Alhadeff) para a Rádio Espaçonave Mirim (um programa da Multirio) na Escola Municipal Friedenreich, do Rio de Janeiro.

05/10/17 - Adorei fazer essa entrevista para a Kelly, da UPFTV. Foi minha última atividade na Jornadinha de Passo Fundo..

04/10/17 - Vídeo gravado entre as apresentações da Jornadinha Literária de Passo Fundo.

20/09/2017 - Entrevista para Land Vieira do Programa do ENEM, da TV Escola (Roquette Pinto). Minha participação começa a partir de 14:53.

24/05/2016 - Apresentação dos livros lançados entre 2014 e 2016. Vídeo gravado para a Flipinha 2016.

Abril/2014 - Breve apresentação do autor e de alguns dos seus livros.

19/05/2016 - Leituras de infância. Vídeo gravado para a Flipinha 2016.

02/07/2016 - Ciranda de Autores da Flipinha de Paraty. Trechos da mesa "Histórias de Arrepiar", com os autores Alexandre de Castro Gomes e Ernani Ssó e mediação de Leandro Leite Leocadio.

Chapa Verde - Coleção Ecoar da editora Garamond. Curiosidades do livro.

Caquinhos da entrevista para o Programa Conversa com Autor Especial Flip 2016, da Rádio MEC AM, gravado em julho de 2016, em Paraty. Com Katy Navarro, Andrea Viviana Taubman, Cris Alhadeff, Alexandre de Castro Gomes, e Guigo.

Direção de Patrícia Faloppa. Roteiro e adaptação de Yoya Wurch. Com Rafael Calomeni, Marcelo Torreão, Rafael Zulu e Simone Soares. Série baseada no livro "Condomínio dos Monstros" de Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff (editora RHJ).

Programa Sem Censura, de 20/04/12 - Fui convidado para falar sobre o lançamento de "O menino que coleciona guarda-chuvas". O primeiro bloco traz os autores Angela Dutra de Menezes, Maté, Alexandre de Castro Gomes e a secretária geral da FNLIJ, Elizabeth Serra. O segundo tem o ator e músico Alexandre Nero. O terceiro é com a atriz Inês Peixoto. E no último a jornalista Leda Nagle faz as despedidas e apresenta o meu livro mais uma vez. Minhas participações estão em 12:10, 18:15 e 29:55.

Ziraldo entrevista o escritor Alexandre de Castro Gomes para o ABZ do Ziraldo em homenagem a letra Y. O programa foi ao ar em 17/03/2013, pela TV Brasil,

29/09/2015 - O voo do Draguloso. Trecho do livro "O corvo e o dragão", de Alexandre de Castro Gomes (Editora Globinho) contado para alunos da E. M. Friedenreich.

Lançamento do livro "Condomínio dos Monstros", de Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff (RHJ), em 02/05/2010, na Livraria da Travessa do Leblon, Rio de Janeiro - RJ.

Junho/2016 - Entrevista com a Secretária-geral da FNLIJ e Presidente do Movimento por um Brasil Literário, Elizabeth Serra, o autor e Presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), Alexandre de Castro Gomes, a editora Leila Bortolazzi, a autora e jornalista Rosa Amanda Strausz, a autora e produtora Diléa Frate, a ilustradora e Secretária-geral da AEILIJ, Cris Alhadeff e a autora e produtora Ana Claudia Bastos.

07/07/2014 - Entrevista com Alexandre de Castro Gomes para o quadro Universo Literário da Rádio UFMG Educativa. Apresentado por Rosaly Senra, o tema apresentado foi o livro "Folclore de Chuteiras", de Alexandre de Castro Gomes, ilustrado por Visca e publicado pela Editora Peirópolis

Em 21/05/14 gravei entrevista para o quadro "Livro Vivo" (da Estação Brincadeira da Rádio MEC AM 800 kHz) no Colégio Brasileiro de São Cristóvão. O livro em destaque foi o "Aniversário no cemitério", da Escrita Fina. O programa foi ao ar em 09/08/14.

Em 06/02/2013, através do projeto SOBE (Saúde Oral, Bibliotecas Escolares), a Oficina de Teatro II, da Biblioteca Municipal João Brandão (Portugal), com alunos do 2.º e 3.º ciclos deste agrupamento sob a coordenação de Ana Morais, apresentou a peça “O Julgamento do Chocolate”. O evento ocorreu no Auditório da EB2 para uma platéia de alunos do 4.º ano da Escola de Mouronho.

Participação do escritor Alexandre de Castro Gomes no Ping-Pong do programa Carro-Céu, com Jujuba e Ana Nogueira, pela Estação Brincadeira da Rádio MEC AM 800 kHz.

01/10/16 - "O menino que coleciona guarda-chuvas" no Varal de Histórias do Youtube.

O menino que coleciona guarda-chuvas. Janeiro de 2013 - História contada pela Sherazade, personagem que surgiu no programa X-Tudo da TV Cultura.

12/03/2018 - O canal Tesouros da Anny apresenta o livro "O lanterna – Compreendendo a deficiência intelectual", da Fundação Dorina Nowill.

© Alexandre de Castro Gomes 2017

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now