20220328_atribunadesantos_minhafantasmaeeu_b.jpg

Minha fantasma e eu, humor na Literatura

29/03/22 | A Tribuna (Santos-SP) / Vanessa Campos

[...] Publicada pela Elo Editora, tem uma característica pouco explorada, mas muito importante: o humor. Diferente do teatro, onde a comédia é muito valorizada, na literatura infantil e juvenil parece haver um certo preconceito, mas alguns autores sabem explorar bem o gênero. Este livro é um bom exemplo. A obra é original e divertidíssima, sem deixar de trazer reflexões. Além disso, o tema da mortalidade é encarado de forma muito natural, como deveria mesmo ser.

...

20220303_jornaldeletras_eporco.jpg

Alegria, alegria!

03/03/22 | Jornal de Letras / Anna Rennhack

O que acontece quando dois craques se juntam? Uma história genial, claro! Com a história dos três porquinhos de inspiração, a festa está reservada aos porcos, será? E agora esse intruso vai aproveitar a festa ou encher a pança? Isso você decide!

...

2022_0208_tribunadesantos.jpg

Crianças, bichos e monstros: combinação explosiva

08/02/22 | A Tribuna (Santos-SP) / Vanessa Campos

Do que os monstros gostam?:
"...escreveu um livro sobre eles de uma maneira diferente, despertando a curiosidade e brincando com a poesia [...] Os autores conseguiram criar uma obra bem divertida."

Deu limerique na casa do bicho:

"Os pequenos vão amar e se divertir explorando por dentro a casa dos animais. [...] O texto é poético e gracioso."

...

2021_0910_jornaldecaruaru_resenha.jpg

O Livro-Filme

11/09/21 | Jornal de Caruaru / Antonio Sampaio Dória

Quem viu os filmes da série X-Men vai entender bem a proposta — aliás, essa série começou nos quadrinhos. Nesse livro, os heróis são adolescentes com estranhos poderes, aparentemente inúteis… E esse é um bom gancho, pois os adolescentes de fato se sentem “inúteis”, já que seus talentos ainda não podem ser totalmente aproveitados, já que não trabalham e não são independentes. Mas os talentos estão ali, em potência...

2021_0700_jornaldeletras_cut.jpg

O Retorno!

05/07/21 | Jornal de Letras / Anna Rennhack

A dupla Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff é imbatível na invenção de livros geniais. Epaminondas é um nome grande para um ratinho, mas a história é genial e ele arranja um jeito divertido de se dar bem. Afonsão, apesar do nome aumentativo, é bem pequenininho e por isso, as vezes, carrega uma grande tristeza. Mas Afonsão também encontra uma solução para resolver seus problemas e no meio dos livros e das histórias... se transforma em GIGANTE!

...

2021_0623_cangurunews.jpg

Tamanho é relativo!

23/06/21 | Canguru News

Em O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos, o casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff nos surpreende o tempo todo, desde o título. Epaminondas, com seu nome comprido, é um rato bem pequeno. Já Afonsão é um sujeito tão pequeno que cabe dentro de uma garrafa de dois litros. E as ilustrações, que geralmente ocupam tanto espaço, neste livro são miudinhas, e podem até mesmo se esconder no meio das letras!

2021_0401_publishnews.jpg

Lançamento:
Procura-se o Curupira

01/04/21 | Publishnews

Livro de Alexandre de Castro Gomes traz novamente a detetive Billy Conrado para desvendar mais alguns personagens do nosso folclore.

2021_0327_fil.jpg

O fantástico universo do terror infantil na literatura brasileira

27/03/21 | Portal FIL (Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens) - Anne Poly

... todo monstro é o desvio da norma, não é aquilo que se espera de um semelhante. Alexandre analisou a visão que se tinha dos monstros ao longo da história. Na idade média havia a imagem do mal, inimigo do belo. Os medievais consideravam monstros atraentes, mas não de modo positivo. O terror atraía. Depois dessa análise, ele conduziu sua apresentação para os monstros na literatura infantil.

2021_0100_jornaldeletras.jpg

À espera de tempos melhores

01/01/21 | Jornal de Letras - Anna Rennhack

"Estamos todos aguardando a vacina para o corpo, mas para a cabeça já existe uma ótima. O livro é a melhor vacina para estimular a criatividade, proporcionar conhecimento, inspirar novas ideias e provocar reflexões, além de ser indolor e muito divertido. Vacine-se!" 

...

2020_1201_cangurunews.jpg

Para ler com as crianças: 5 toques de humor e nonsense

01/12/20 | Canguru News

Alex seguiu à risca a métrica preferida de Lear – os versos mais longos com 8 sílabas poéticas e os mais curtos com 5. Cada limerique imagina como é a casa de um bicho e explora curiosidades da vida dos animais. Como uma arquiteta, a ilustradora Cris Alhadeff desenha as plantas baixas de casa uma das casas.

2020_0922_atribunadesantos.jpg

A importância de saber as nossas histórias

22/09/20 | A Tribuna (Santos-SP)

Um importante livro, com viagens-relatos curtas, mas muito ricas em histórias e geografias. "Mergulhamos no passado e na memória de cinco escritores que recriam literariamente as histórias de seus antepassados e as conexões com o presente, que nos unem e nos fazem humanos. Narrativas que celebram raízes, a saudade, a diversidade e a igualdade".

...

2020_0819b_novaescola.jpg

12 livros ilustrados para saber mais sobre folclore

19/08/20 | Portal Nova Escola

O autor cria uma narrativa bem-humorada de suspense em que os detetives Billy Conrado e Joaquim de Jeremias precisam investigar quem matou o Saci Perereira e qual foi o motivo do crime. Os principais suspeitos são conhecidos personagens folclóricos também. O livro infanto-juvenil já foi premiado e é ideal para aqueles alunos que adoraram livros como os da coleção Os Karas, de Pedro Bandeira.

2020_0805_artecult_lives.jpg

"Na Linha de Frente": Lives/Livres com profissionais da linha de frente de divulgação da Literatura na sociedade

05/08/20 | ArteCult

Depois de produzirem uma sequência de 8 “lives” durante a quarentena, chamada “Parcerias Literárias”, com grande aceitação do público, os escritores premiados Alexandre de Castro Gomes e Luiz Antonio Aguiar criaram o projeto de uma nova série: “Na Linha de Frente“.