Minha fantasma e eu, humor na Literatura
29/03/22 | A Tribuna (Santos-SP) / Vanessa Campos
[...] Publicada pela Elo Editora, tem uma característica pouco explorada, mas muito importante: o humor. Diferente do teatro, onde a comédia é muito valorizada, na literatura infantil e juvenil parece haver um certo preconceito, mas alguns autores sabem explorar bem o gênero. Este livro é um bom exemplo. A obra é original e divertidíssima, sem deixar de trazer reflexões. Além disso, o tema da mortalidade é encarado de forma muito natural, como deveria mesmo ser.
...
Alegria, alegria!
03/03/22 | Jornal de Letras / Anna Rennhack
O que acontece quando dois craques se juntam? Uma história genial, claro! Com a história dos três porquinhos de inspiração, a festa está reservada aos porcos, será? E agora esse intruso vai aproveitar a festa ou encher a pança? Isso você decide!
...
Crianças, bichos e monstros: combinação explosiva
08/02/22 | A Tribuna (Santos-SP) / Vanessa Campos
Do que os monstros gostam?:
"...escreveu um livro sobre eles de uma maneira diferente, despertando a curiosidade e brincando com a poesia [...] Os autores conseguiram criar uma obra bem divertida."
Deu limerique na casa do bicho:
"Os pequenos vão amar e se divertir explorando por dentro a casa dos animais. [...] O texto é poético e gracioso."
...
O Livro-Filme
11/09/21 | Jornal de Caruaru / Antonio Sampaio Dória
Quem viu os filmes da série X-Men vai entender bem a proposta — aliás, essa série começou nos quadrinhos. Nesse livro, os heróis são adolescentes com estranhos poderes, aparentemente inúteis… E esse é um bom gancho, pois os adolescentes de fato se sentem “inúteis”, já que seus talentos ainda não podem ser totalmente aproveitados, já que não trabalham e não são independentes. Mas os talentos estão ali, em potência...
O Retorno!
05/07/21 | Jornal de Letras / Anna Rennhack
A dupla Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff é imbatível na invenção de livros geniais. Epaminondas é um nome grande para um ratinho, mas a história é genial e ele arranja um jeito divertido de se dar bem. Afonsão, apesar do nome aumentativo, é bem pequenininho e por isso, as vezes, carrega uma grande tristeza. Mas Afonsão também encontra uma solução para resolver seus problemas e no meio dos livros e das histórias... se transforma em GIGANTE!
...
Tamanho é relativo!
23/06/21 | Canguru News
Em O livro das palavras grandes e dos desenhos pequenos, o casal Alexandre de Castro Gomes e Cris Alhadeff nos surpreende o tempo todo, desde o título. Epaminondas, com seu nome comprido, é um rato bem pequeno. Já Afonsão é um sujeito tão pequeno que cabe dentro de uma garrafa de dois litros. E as ilustrações, que geralmente ocupam tanto espaço, neste livro são miudinhas, e podem até mesmo se esconder no meio das letras!
Saiba mais em:
https://cangurunews.com.br/livros-tamanho-e-relativo
Rádio Animada traz matéria especial
sobre o Dia Nacional do Livro Infantil
18/04/21 | Rádios EBC - Rádio MEC
Para nos ajudar a conhecer mais sobre a história da literatura para crianças no Brasil, entrevistamos o premiado autor e pesquisador Alexandre de Castro Gomes.
Lançamento:
Procura-se o Curupira
01/04/21 | Publishnews
Livro de Alexandre de Castro Gomes traz novamente a detetive Billy Conrado para desvendar mais alguns personagens do nosso folclore.
O fantástico universo do terror infantil na literatura brasileira
27/03/21 | Portal FIL (Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens) - Anne Poly
... todo monstro é o desvio da norma, não é aquilo que se espera de um semelhante. Alexandre analisou a visão que se tinha dos monstros ao longo da história. Na idade média havia a imagem do mal, inimigo do belo. Os medievais consideravam monstros atraentes, mas não de modo positivo. O terror atraía. Depois dessa análise, ele conduziu sua apresentação para os monstros na literatura infantil.
À espera de tempos melhores
01/01/21 | Jornal de Letras - Anna Rennhack
"Estamos todos aguardando a vacina para o corpo, mas para a cabeça já existe uma ótima. O livro é a melhor vacina para estimular a criatividade, proporcionar conhecimento, inspirar novas ideias e provocar reflexões, além de ser indolor e muito divertido. Vacine-se!"
...
Para ler com as crianças: 5 toques de humor e nonsense
01/12/20 | Canguru News
Alex seguiu à risca a métrica preferida de Lear – os versos mais longos com 8 sílabas poéticas e os mais curtos com 5. Cada limerique imagina como é a casa de um bicho e explora curiosidades da vida dos animais. Como uma arquiteta, a ilustradora Cris Alhadeff desenha as plantas baixas de casa uma das casas.
Saiba mais em:
https://cangurunews.com.br/limeriques-poemas
A importância de saber as nossas histórias
22/09/20 | A Tribuna (Santos-SP)
Um importante livro, com viagens-relatos curtas, mas muito ricas em histórias e geografias. "Mergulhamos no passado e na memória de cinco escritores que recriam literariamente as histórias de seus antepassados e as conexões com o presente, que nos unem e nos fazem humanos. Narrativas que celebram raízes, a saudade, a diversidade e a igualdade".
...
12 livros ilustrados para saber mais sobre folclore
19/08/20 | Portal Nova Escola
O autor cria uma narrativa bem-humorada de suspense em que os detetives Billy Conrado e Joaquim de Jeremias precisam investigar quem matou o Saci Perereira e qual foi o motivo do crime. Os principais suspeitos são conhecidos personagens folclóricos também. O livro infanto-juvenil já foi premiado e é ideal para aqueles alunos que adoraram livros como os da coleção Os Karas, de Pedro Bandeira.
"Na Linha de Frente": Lives/Livres com profissionais da linha de frente de divulgação da Literatura na sociedade
05/08/20 | ArteCult
Depois de produzirem uma sequência de 8 “lives” durante a quarentena, chamada “Parcerias Literárias”, com grande aceitação do público, os escritores premiados Alexandre de Castro Gomes e Luiz Antonio Aguiar criaram o projeto de uma nova série: “Na Linha de Frente“.
Saiba mais em: http://artecult.com/lives-na-linha-de-frente